Iván Carrillo (CDMX, 1970). Jornalista, editora e apresentadora de TV especializada em ciência, saúde e meio ambiente. Ele é co-fundador e co-diretor de Historias sin Fronteras e En Común (Podcast). Ele é membro da geração 2016-17 do MIT Knight Science Journalism Fellowship e faz parte da comunidade global de exploradores da National Geographic Society. É editor geral da plataforma Tec Review especializada em ciência, inovação e empreendedorismo e é dono do Boletim Ibero-Americano Científico e Cultural (NCC) que é veiculado em 20 países e em três idiomas. Ele lançou recentemente o programa Aquatic Atlas no YouTube dedicado à conservação dos oceanos. Tem colaborado com os mais importantes meios de comunicação nacionais e suas reportagens na Natgeo (LA) e Newsweek en Español foram reconhecidas com os prêmios de maior destaque no México.
Lynne Walker é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte de sua carreira reportando do México, onde atuou como correspondente de 1992 a 2008. Ela recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Escola de Graduação em Jornalismo da Universidade da Colômbia em Nova York em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina. Como presidente e diretora executiva da InquireFirst, fundada por ela em 2016, Lynne continua a trabalhar com colegas latino-americanos em novas maneiras de produzir relatórios científicos, de saúde e ambientais em profundidade.
Eduardo Franco Berton é jornalista ambiental, fundador e editor da Rede de Informação Ambiental (RAI), uma plataforma de notícias sobre meio ambiente, conservação e ciências ambientais na Bolívia e na América Latina, fundada em 2016. Como jornalista autônomo, ele escreveu para a mídia internacional como National Geographic, Mongabay, O Eco, assim como para vários jornais e revistas na Bolívia.
Ele desenvolve pesquisas sobre questões de conservação, florestas, questões indígenas, crimes ambientais e exploração de recursos naturais na América Latina, entre outros. Suas investigações foram reconhecidas com menções honrosas em 2019 e 2020 pelo Prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo COLPIN, e em 2020 pela Sociedade de Jornalistas Ambientais (SEJ).
Ele é membro de várias associações jornalísticas internacionais, incluindo a Sociedade de Jornalistas Ambientais (SEJ) nos Estados Unidos, Repórteres e Editores Investigativos (IRE), a Associação Nacional de Escritores Científicos (NASW) e a Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN).
Eduardo é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Particular de Santa Cruz de la Sierra, mestrado em Mudanças Climáticas pela Universidade Europeia do Atlântico e pós-graduação em Literatura, Gestão e Conservação de Áreas Naturais e Direito Ambiental Internacional.
Gustavo Faleiros é editor da Rainforest Investigations Network (RIN) do Pulitzer Center. Morando em São Paulo, Brasil, ele é jornalista ambiental e instrutor de mídia especializado em reportagens baseadas em dados. Em 2012, lançou o InfoAmazonia, uma plataforma digital que usa imagens de satélite e outros dados publicamente disponíveis para reportar sobre os nove países da floresta amazônica.
Faleiros também ajudou a criar uma rede de jornalistas que produziu 200 histórias sobre questões ambientais na região. A rede surgiu de seu trabalho no site O Eco, onde Faleiros trabalhou como repórter e editor executivo. Faleiros iniciou a sua carreira como repórter do Valor Econômico, onde cobriu infra-estrutura, energia e saneamento. Foi também duas vezes selecionado Knight International Journalism Fellow devido ao seu trabalho na promoção do jornalismo de dados e do geojornalismo. Entre 2014 e 2017, trabalhou em aliança com a Earth Journalism Network, onde liderou o Conselho de Parceiros, o programa de mentoria climática, além de atividades em países da África, como a República Democrática do Congo e os Camarões. Faleiros obteve um mestrado em Política, Meio Ambiente e Globalização pelo King's College London e uma licenciatura em jornalismo na Universidade Católica de São Paulo (PUC). Contribuiu também para importantes publicações como Scientific American, The Guardian-UK, Nature, Revista Piauí e Folha de São Paulo.